-
Arquitetos: DTR_studio
- Área: 534 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Juanan Barros
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família Wiik nos contatou em 2017 - com a única referência de ter visto o nosso trabalho publicado na internet -, para que pudéssemos encontrar um terreno para eles na zona urbana de Estepona, Espanha, e projetar a sua casa: seria uma segunda residência, já que residem em Oslo, mas tentariam passar metade do ano na famosa Costa do Sol. Partindo de uma maneira de entender a arquitetura e a vida, eles confiaram plenamente em nós.
O lote que encontramos tinha a forma de "U", com uma casa existente no centro, conformando duas fachadas independentes voltadas para a mesma rua, o que permitiria dividir o programa habitacional em duas unidades bem diferenciadas: a casa principal de um lado e a casa de hóspedes do outro.
A rua para a qual se abrem ambas as fachadas é discreta, por isso, são propostos elementos que se integram ao entorno, sem se destacarem, dando toda a ênfase ao interior.
O projeto é organizado em torno dos pátios internos e da cobertura. É uma obra inspirada na arquitetura árabe onde os protagonistas são os percursos. Uma arquitetura que precisa ser vivida, habitada, percorrida. O uso da luz, água e vegetação serão as ferramentas que darão sentido ao projeto.
Esfumaçar os limites entre interior e exterior, tirar partido do clima ameno da Costa do Sol, e reafirmar a aposta na arquitetura vernacular mediterrânea, foram os eixos da intervenção.
Por outro lado, foram estabelecidas diferentes estratégias para aproveitar a luz natural: pátios, escadas, claraboias, pé-direito duplo... Qualquer desculpa é boa para domar a luz e transformá-la na verdadeira protagonista do projeto. A casa vai se decompondo em função da orientação para permitir a passagem do sol.
A materialidade do projeto procura utilizar os acabamentos mais honestos possíveis: pavimentos em concreto polido que dão continuidade a todas as áreas, revestimentos de madeira aproveitando as grandes linhas dos armários, utilização do tijolo terracota como elemento diferenciador e o teto como quinta fachada.